Integração Ensino-Serviço-Comunidade


CONTEXTUALIZANDO A IMPORTÂNCIA A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E COMUNIDADE PARA O SUS

O processo de mudança de paradigma no Sistema de Saúde brasileiro, do modelo curativista para um modelo de produção social baseado na saúde, em seu conceito mais ampliado; preconizado pela Lei Orgânica do SUS (8.080/90); refletiu em mudanças nos modelos educacionais vigentes, demandando metodologias ativas para que sua implementação seja uma realidade. No cenário da educação, têm-se como importantes eventos a promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-9394/96) e, por conseguinte, a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/2001) da Graduação em Enfermagem, com a proposta para a formação de profissionais críticos-reflexivos. Diante das ações realizadas desde a graduação, após uma situação de aprendizado efetivo, é fomentada a construção de pensamentos críticos-reflexivos. Com base nos documentos acima mencionados torna-se evidente a responsabilidade da educação superior em formar profissionais competentes que possam atuar por meio de reflexão crítica (não consensual) sobre suas ações. E entende-se por competência a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações e estas estão ligadas aos diversos contextos .
no processo de transformação da sociedade. No entanto, para que isto seja uma realidade, a formação precisa acontecer no próprio cotidiano do trabalho, com acompanhamento do profissional do serviço de saúde (preceptor) em parceria com a academia, conforme previsto no parecer 314/94 e posteriormente ratificada na DCN/01. Para tanto, o preceptor precisa entender seu importante papel neste contexto, atentando para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências. Nesta perspectiva, que confirma o processo de reflexão na ação do profissional, encontra-se uma concepção construtivista da realidade com que ele se depara no cotidiano. O profissional deve ter estímulo ao desenvolvimento de sua prática,




EVENTO REALIZADO PELO CMS BUÁ EM PARCERIA COM A CAP 5.1, UFRJ, UFF, COLÉGIO PEDRO II , PRÓ-SAÚDE, 8ª CRE , CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE,PROFISSIONAIS DE SAÚDE, GRADUANDOS E COMUNIDADE.











ACS FABIO E RAFAEL - MOMENTO ARTÍSTICO 

DIRETOR DO COLÉGIO PEDRO II SR.

Drª JANAINA REPRESENTANTE DO PRO-SAÚDE


PARTICIPANTES DO EVENTO


DIRETORA DO CMS BUÁ FABIANA MARINS

MESA REDONDA COMPOSTA POR, DIREÇÃO CMS BUÁ FABIANA MARINS (MESTRE EM ENSINO NA SAÚDE - MPES-UFF-RJ) , COORD. DA CAP 5.1 TATIANE CALDEIRA, Drª GEILSA VALENTE REPRESENTANTE DO MESTRADO DA UFF-RJ E Drª ELIZABETH PIMENTA REPRESENTANTE DA UFRJ

LUDIMILA CUZATIS, RESPONSÁVEL TÉCNICA CMS BUÁ, MESTRE EM ENSINO NA SAÚDE - MPES-UFF-RJ


EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

LUDIMILA ,SHEINE ,CARINE ,ISIS, MARCIA ,MICHERIANA ,RICARDO, JENEFER, RAFAELA E ISABELA.

A PARTIR DESTE EVENTO FOI REALIZADO UM TRABALHO A SER APRESENTADO NO CBEN ,CONTANDO TAL EXPERIENCIA .





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   PARCERIA DO CMS BUÁ/SMS-RJ COM O A RESIDENCIA EM SAÚDE DA MULHER DA UFF-RJ






















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