Conheça esta história

Rio 02/09/2013.


Desafiando gigantes.
( a história de vida e luta de um paciente ) 

L.A.C.M, 43 anos , paciente esquizofrênico, segundo relato de familiares e posteriormente diagnosticado por especialistas do NASF desta unidade de saúde. Desde abril de 2012 ele é acompanhado pela equipe Mallet  através de visitas domiciliares com medicação controlada assistida e muita atenção, carinho e dedicação.
No primeiro contato tratava-se de uma pessoa arredia e desconfiada, mas nossa presença constante fez com que esse comportamento mudasse aos poucos; Eu Graciete (ACS) diariamente o visito, mas por diversas vezes não o fiz sozinha, estiverem presentes em outras oportunidades, Enfermeiro Ricardo, os demais ACS da equipe Mallet, Drª Alessandra, Técnico de enfermagem José Carlos, Psicóloga do NASF Rosana, Psiquiatra do NASF Dr. Bruno, Cirurgiã dentista Polyana, técnica de saúde bucal Shirléia e auxiliar de saúde bucal Joana D’arc, todos empenhados a resgatar e melhorar a olhos vistos o paciente que vivia a margem da sociedade em um mundo só seu, longe do convívio social e até mesmo familiar.
Temos contado com apoio frequente de familiares amigos e vizinhos nesse processo de reabilitação de “L” .essa ressocialização familiar oi fundamental para o resultado do nosso trabalho, sabíamos desde o  principio que não seria fácil, até porque estávamos diante de um paciente sem trabalho nos últimos quinze anos e com uma complexidade familiar muito grande, entre comportamento e relacionamento.
O nosso maior desafio hoje nesse caso é conseguir com que ele perceba e reconheça o quão necessário é se livrar dos objetos por ele retirados do lixo, objetos esses que trazem grande risco não só a própria saúde mas a saúde de todos ao seu redor. Sua mãe Srª. “M.M”  72 anos de idade já apresente vários problemas de saúde como, escabiose, insuficiência cardíaca e respiratória.
Ainda há muito o que ser  feito , mas acreditamos que já avançamos muito, pois criamos ao longo do caminho uma relação de confiança e credibilidade que nos faz pensar num ganho inestimável , conseguimos trazer  de forma gradativa hábitos há muito não praticados por ele, como por exemplo assistir televisão, ouvir músicas, sair de casa , ir a unidade de saúde essa foi uma grande conquista de uma serie de conquistas que virão.
Conscientiza-lo da importância de retomar o tratamento com medicamentos não foi tarefa fácil, mas ouvir de sua mãe que ele agora dorme toda noite, e não fica mais batendo as portas indo para o quintal a noite toda, que ele agora se alimenta e lhe ajuda nos afazeres domésticos, nos mostra que estamos no caminho certo.
Ainda existe muita estrada a seguir e transformações a realizar, mas o mais importante já fizemos, acreditamos no nosso trabalho , sabemos que o nosso esforço não foi em vão, pois cada passo dado por nós é uma enorme conquista que nos gratifica  e motiva a seguir nessa missão.


ACS GRACIETE MARTINS AGUIAR.


Aqui seguem algumas fotos atuais de L.A no dia de seu aniversário, onde toda a equipe  de atuação da mallet contribui para mais essa alegria, festinha surpresa para comemorar.














Acs baby,

Aqui vamos conhecer um pouco sobre a saúde da gestante e claro conhecer um pouco da historia dessa gestante, ela atende pelo nome de Mariane ,agente comunitária de saúde mas que tem uma historia de vida muito interessante junto do seu marido Jorge Junior , também agente comunitário de saúde.

Mariane Dias por Ela mesma.


Olá Gente ! me chamo Mariane Albuquerque e sou a mais feliz ACS (Agente Comunitária de Saúde) Gestante...rs  Sou casada com Jorge Junior, também ACS. Nossa historia é muito abençoada. Antes de entrar na função de ACS havia tentado inúmeras vezes engravidar, muitas vezes fiquei quase louca nas tentativas frustradas ,mas o tempo passou e descobri que não engravidava por uma disfunção ovariana, passei pelo devido tratamento e no meio deste tratamento seria arriscado engravidar por tanto terminei "abafando" tal sonho e me foquei na minha vida profissional mais do que nunca. Fiz a seleção para Agente e fiquei muito feliz ao passar, no segundo mês exercendo a função sofri sangramentos inexplicáveis, ao ir ao médico na busca de uma solução tive a notícia que meu ovário já estava normal e limpo e que se eu quisesse eu poderia engravidar. Achei melhor não devido ao pouco tempo exercendo a função e aos devidos sonhos adquiridos com o tempo. Um bebê na verdade seria muito bom porém mudaria alguns desses planos.Um belo dia, em um exame de rotina, descobri inesperadamente meu bebe  e ai foi quando me dei conta de que nunca o deixara como plano de fundo. No fundo, no fundo ele sempre foi prioridade e eu, o aguardava loucamente mas a busca frustante por ele meses e meses sem nada  me fez criar esse mundo de imaginação no qual ele poderia vir depois. Em nenhum momento pensei que a nossa hora não é a hora de Deus, e Esse sim, sabe de tudo em nossas vidas! Quando eu mais esperava, fingindo não esperar, ganhei dos céus meu pedacinho do céu, meu pedacinho de gente que mesmo ainda em meu ventre torna mais viva minha vida, mais radiante os dias, mais feliz minha existência só pela sua existência em meu ser... e hoje estamos aqui, eu e meu amor Jorge Junior a espera de nosso anjinho, radiantes, ansiosos e exageradamente felizes e agradecidos a Deus .




Algum tempo se passou e hoje já podemos ver o tamanho da barriguinha , essa criança ainda nem nasceu e já esta fazendo muita festa com a mamãe, agora com cinco meses de gestação a mamãe Mariane tem tido muitas experiencias boas com esse contato maior, quando se mexe parece que o mundo para , o tempo parece congelar para eternizar esse momento.


Vamos ver agora a primeira foto dessa linda criança.

Essa é a linda Nicoly pois é uma linda menina que vem ai pra trazer muita felicidade e renovando as esperanças de dias melhores.
Um pouco mais sobre essa bela gestação.










"Vai entender você mamãe. Um dia eu chutei a sua barriga e você chorou" de emoção. Eu fiz você engordar uns 20 quilos e você só tinha palavras doces pra mim. Farei você quase morrer de dor e dar um grito de alegria quando me ver pela primeira vez. Eu roubarei seu tempo, eu roubarei seu marido mamãe. E a paixão só irá aumentar. Mãe, definitivamente, você não bate bem. E é por isso que eu te amo, loucamente".

9 comentários:

  1. Parabéns por essa alegria gente vocês merecem muito essa alegria

    ResponderExcluir
  2. Ai como ficou linda a minha bebe na primeira fotinhoo, fico tão Feliz ,a cada dia, cada movimento,cada momento de tudo isso, ela me faz tão bem, obrigada ,pelo carinho amigo Fabio e obrigada papai do céu por toda essa glória e benção.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mari.Que DEus abençoe vcs..seja bem vinda bebê!!!

    ResponderExcluir
  4. huhuuuuuuuuuuuuu... q delícia felicidades para esta familia linnnnnnndddddaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda minha flor eminha florzinha...

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Mari, que a luz irradiada por você ao lidar com o teu próximo, possa alcançar cada vez mais pessoas, principalmente aquelas dispostas a receber a tua luminosidade generosa e cativante, que já pode ser sentida por tua filha, disto não tenho dúvidas! muita luz, força e discernimento a você e ao Junior, para tornar esta criança um ser do bem e disposta a não tratar os seus semelhantes com indiferença. atenciosamente ACS Rogerio Melo

    ResponderExcluir
  7. Obrigada amigo Rogerio, obrigada pelo carinho mas acima de tudo pela motivação a me orgulhar de minhas atitudes para com o próximo, ( tirando apenas esses ultimos dias de extresse gestacional) rsss. Gostaria que soubesse que te admiro muito primordialmente no quesito HUMANO, vc é 1.000! E um dia ainda serei como vc,com uma visão ampla,necessária e a frente quanto ao ser próximo, um abraço e tudo de bom, vc merece.

    ResponderExcluir
  8. Mariana;Parabéns pela pessoa linda que vc é,pela familia linda que vc tem e pela sua linda nicoly,que ela venha cheia de saúde.que vcs sejam muito felizes.acs Eliane

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Eliane, obrigada vc pelo carinho,um bjão minha linda : )

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Laranjeiras do Sul, S/N - Magalhães Bastos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8591